Dicas

Home ] Up ] Curiosidades ] Informações técnicas ] Você sabia??? ] Joalheria nas diferentes culturas ]

 

Aproveite-se bem dessas dicas!

Pedra - Natural ou sintética?

Uma dica popular e muito interessante para verificar se uma pedra é natural ou sintética, é colocá-la em contato com a pele do rosto. A pedra natural parecerá gelada, já a sintética terá a temperatura mais próxima à da pele.


Como cuidar das pérolas  

  • Tome cuidado com suas pérolas, elas temem ácido, suor, álcool.
  • Perfumes devem ser usados minutos antes de colocá-las.
  • Evite usá-las em dias muito quentes, ou expô-las ao sol.
  • Peles de transpiração ácida prejudicam a pérola, outras podem beneficiá-la.
  • Para sua limpeza utilize água e sabão neutro, depois seque com um pano limpo e macio.
  • Guarde-as longe do atrito com outras jóias, em saquinhos de veludo ou tecido delicado.
  • Um colar de pérolas deve ser montado novamente a cada ano, ou de acordo com a frequência de uso. A transpiração e umidade da pele penetram o fio que as prende e faz com que apodreça e se rompa. Conforme o caso, até as pérolas podem ser prejudicadas.
  • Um teste prático, fácil e bem popular para se verificar se uma pérola é verdadeira ou artificial é raspá-la entre os dentes, de preferência nas bordas dos frontais, que são os mais sensíveis. A pérola verdadeira apresenta uma textura ligeiramente arenosa, por sua própria formação. A pérola artificial é lisa e escorregadia.

Como cuidar e conservar peças em ouro.

Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças de ouro.

Uma peça poderá escurecer por outro motivo. Na confecção de uma jóia em ouro é utilizado um ácido que pode ficar retido na porosidade natural do metal, os resíduos desse ácido podem, com o tempo, provocar o escurecimento do metal.

Para limpeza utilize uma solução de água morna, sabão de coco diluído e um pouco de amoníaco (à venda em farmácias). Mergulhe a peça por alguns minutos, enxague, seque com pano macio.

Evite o contato com produtos químicos; perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza.

Não é aconselhável tomar banho com peças de ouro. O sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.

O mercúrio é altamente prejudicial ao ouro. Dependendo da área de contato a recuperação não é possível. Cuidado quando usar o termômetro!!!

É aconselhável guardar as jóias embrulhadas ou embaladas individualmente para que não se risquem.


[ Topo da página ] Home ]