Cursos de Joalheria e Especializações

Home ][ Atelier ][ Escola ]


Joalheria - Curso básico, avançado e tradicional

Saiba como dominar os metais, ligas de soldas, fundição, técnicas de ourivesaria, cravações de pedras etc. Toda a informação necessária para tornar-se independente ao produzir suas peças. O aprendiz manuseia todas as ferramentas de uma oficina, desde balança, maçaricos até laminadores elétricos, nada é fornecido pronto.

Joalheria contemporânea

São elaboradas peças de Joalheria com um estilo moderno e arrojado, fora dos padrões tão tradicionais. O aluno poderá criar e executar suas peças, sem o compromisso de seguir um programa de aulas. Essa é uma tendência mundial na Joalheria, peças extravagantes, com gemas que fogem do padrão tradicional de beleza e materiais alternativos exóticos, atraentes.

Casamento de metais
Listrado - Inlay - Fusing - Mokumê Gane

 

Como combinar, unir vários metais para construir uma peça sem igual, realmente única. Reavaliação do conceito “Jóia” possibilitando uma renovação na estética e valores. O Mokumê Gane, técnica extremamente antiga e tradicional, era usada na confecção de espadas orientais.

Diversas técnicas de Joalheria

Kum Boo, Nielo, Samorodoque, Oxidação e Pátina são algumas das técnicas que podem incrementar o visual da joia e oferecer efeitos interessantes.

Criação em bancada

Métodos da joalheria avançada que possibilitam encontrar inspiração na própria bancada de trabalho. Desenvolver a criatividade no trabalho com o metal à medida em que se exploram novas formas plásticas e de aplicação. A intenção é afastar-se o máximo possível de regras e visões tradicionais da Joalheria.
Esse curso é formado por um conjunto de eventos, cada um deles composto por elementos específicos para o trabalho de criação.

Joalheria em forja

Essa técnica tão antiga oferece a possibilidade de criar formas especiais, quase sempre livres de solda.Forja clássica associada ao curvamento simples, solda de pino para brincos, até técnicas mais elaboradas como o desbaste escultural de peças inteiriças. Uso do metal temperado na cravação sob tensão em diferentes direções. Desbaste para encaixes de diferentes lapidações.

Design de joias Cursos de Design Básico e Avançado - Como criar e desenhar joias, participar de concursos, apresentar sua arte ao cliente, orientar o ourives a executá-la para você, candidatar-se a vagas de trabalho em empresas, criar coleções para lojas e empresas.

 
Design de joias por computador
- 3D - Rhinoceros
Explorar os recursos que o programa oferece para criar mais e melhor. Rapidez na produção de peças visto que o Rhinoceros 3D é utilizado por máquinas de prototipagem rápida, a peça é desenhada e imediatamente esculpida e utilizada. Apresentação do design com melhor qualidade. A peça pode ser movida em todos os ângulos e sentidos, ampliada ou reduzida, todos os detalhes podem ser vistos, minuciosamente. Conhecimento do peso em metal da peça final (com baixa margem de erro) e assim atender à solicitação da indústria joalheira que hoje sente enorme carência quanto a profissionais que trabalhem adequadamente com o programa e processo.

Coleção de joias

Desenvolvimento da coleção de joias a partir de uma ideia ou um tema.

Modelagem em cera para fundição Oferece a possibilidade de criar peças que seriam inviáveis ao ourives. Duas questões bastante significativas se associam também a esse curso, referem-se a produção em larga escala num curto período de tempo aliado a um baixo custo. Tais objetivos são conseguidos através da Fundição por Cera Perdida, processo diretamente ligado à Modelagem em Cera.

Fundição por cera perdida Processo a vácuo - Partindo de peças pilotos em metal ou cera, a fundição permite a produção de jóias em larga escala. Resultado: Baixo custo e rapidez na produção.

Molde de borracha e injeção de cera para fundição Este curso tem como principal objetivo dificultar, ou até impedir, a cópia desleal de suas peças. Fazendo um molde de borracha e injetando a cera, é possível enviar apenas peças em cera para a fundição. A peça em metal fica preservada com seu autor. Além disso elimina-se a necessidade de adquirir e manusear todos os equipamentos do processo de fundição (forno elétrico, espatuladora de gesso, descerador, injetora a vácuo etc), basta ter em sua oficina uma vulcanizadora para os moldes de borracha e uma injetora de cera.

Lapidação de gemas Você aprende a lapidar gemas em apenas algumas aulas sem necessidade de experiência anterior. A Lapidação é uma arte que possibilita, não só valorizar a gema ressaltando o que ela tem de melhor, mas também a criação de novas formas. Novos equipamentos possibilitam a execução de um bom trabalho em curto tempo de experiência. Um aprendiz consegue lapidar com perfeição uma gema em poucas horas. Nos equipamentos antigos eram necessários anos de experiência para obter tal resultado.  

Cravação de pedras Curso básico - Preparo das ferramentas específicas do cravador. Aplicação das gemas nas jóias, em diferentes tipos de cravação.Esse curso visa atender aos alunos que desejam se iniciar no trabalho de cravação, utilização de ferramentas especiais para elaboração de peças específicas próprias, até mesmo como fonte de criação e novas propostas.

Esmaltação na joalheria Através desse curso, o aluno vislumbra a possibilidade fascinante de colorir o metal, utilizando esmalte em diversas técnicas. O tradicional uso das pedras preciosas empregadas com essa finalidade, tem limitações impostas pelas formas de lapidação, cravação e tudo mais. O esmalte traz liberdade aliada a cores fortes, vibrantes. É um recurso a mais para o designer criativo e inovador, abrindo um leque de opções.

Laca Japonesa

Com esta técnica você poderá conseguir efeitos muito interessantes e únicos. Um trabalho minucioso, extremamente artesanal, que intercala camadas de laca com tratamento e materiais inclusos. Os efeitos finais são surpreendentes.

Inlay de pedras O Inlay de Pedras oferece um recurso a mais para a criação na Joalheria, apresentando um efeito diferente sobre a superfície da peça. Com ele é possível dar a aparência de um mosaico colorido composto por fragmentos de pedras e uma substância cimentadora.

Titânio na joalheria Este metal ganha cores variadas com o tratamento térmico e processo eletrolítico. Um recurso muito interessante da joalheria avançada. Com essa técnica é possível aplicar a atraente coloração do titânio em peças de joalheria. Esse metal tão rígido e leve, que já desponta em setores como Aeronáutica, Indústria Química e Indústria Médica entre outras, também está conquistando um lugar de destaque na Joalheria mundial.

Alumínio anodizado na joalheria

Velho conhecido nosso, ganha status na joalheria. O alumínio incorpora muitas qualidades, leveza, baixo custo, aceita pigmentos translúcidos e opacos. É uma tendência mundial que começa a engatinhar. A anodização permite o colorido, desenhos, silk-screen entre outros. Uma novidade na joalheria européia que você também já pode aprender aqui.

Acrílico na joalheria

Material moderníssimo, abrangendo um campo vastíssimo de aplicações, o acrílico entra também na área dos preciosos, dos adornos. Suas cores, transparência e possibilidades instigam a criatividade do designer de joias. Ele é irresistível. A joalheria moderna encontra aplicações para este material de nossos dias.

Resina

Possibilitar o uso de cores e inclusões diversas junto ao metal com aplicação de material leve e de baixo custo, é a proposta do curso Resina em Joalheria. Material barato, leve, bonito e versátil. Traz modernidade e alegria às peças da joalheria.

Tear na joalheria No atual momento, quando se toma consciência da necessidade da preservação do nosso planeta, nada mais adequado do que usar essa técnica tão antiga e que pode empregar materiais naturais e financeiramente acessíveis como a madeira, a cerâmica entre outros. Técnica essa utilizada por culturas indígenas e africanas onde o colorido encanta.

Montagem do colar de pérolas Passo-a-passo do tradicional nó entre as pérolas. Veja também os cuidados para a conservação e um histórico sobre essa gema cativante. O curso tem por objetivo desmistificar e informar sobre essa fascinante gema orgânica assim como praticar a montagem para trabalho simples ou aplicação em peças diferenciadas na Joalheria.

Colar articulado com fio metálico

Possibilitar o uso de metal em colares ou pulseiras, em montagem sem uso de soldas ou outras ferramentas especiais do ourives. É usado o fio de prata no curso.

Correntes artesanais

Aprenda a fazer as mais belas e elaboradas correntes artesanais com desenhos específicos.

Gemologia - Iniciação Iniciação à Gemologia - Introdução ao conhecimento das gemas e suas diversas características.O curso introduz o aluno no “mágico” mundo das gemas. Fornece conhecimentos básicos de forma rápida e ricamente ilustrada. Visa atender aos interessados em iniciar seus estudos no ramo. Indicado para designers, ourives, comerciantes, vendedores de jóias e pedras, também, mesmo que de outras áreas.

Recuperação de Metais Nobres

A cada dia é maior a necessidade da redução de custos e maximização do aproveitamento tanto da mão de obra quanto dos insumos. Esse curso visa atender essa questão evitando que os resíduos da oficina sejam recuperados através de terceiros.

Formação de preços em joalheria

Auxiliar o profissional que executa e quer vender suas peças. O universo da Administração parece complexo à primeira vista, principalmente para o artista que está preocupado com outros valores. Aos poucos é possível perceber que a criatividade é tão importante quanto o equilíbrio das finanças, por isso, a necessidade de compreender e aprender a trabalhar com informações dessa outra área.

Informações para o vendedor de joias

Como cativar o cliente sempre muito especial que é atraído por este fascinante produto, a joia. O que o vendedor precisa saber a respeito dela, da empresa e do cliente para vender melhor e com mais confiança. Cada vez mais o consumidor se informa e conhece o produto, os concorrentes e suas “armas” de negociação, por isso o vendedor (e a loja) precisa estar bem preparado.

Mercadologia

Informações importantes sobre ligas metálicas, técnicas de produção em pequena ou larga escala, diferenças entre Joia – Bijuterias – Folheados, etapas de produção e seus profissionais, características do consumidor de Joias, Órgãos do setor entre outras diversas informações relacionadas à administração e manutenção de uma empresa do setor joalheiro.

 

Observação: O Atelier MP não cobra multa nem exige carência. Se você deixar de frequentar aulas não pagará por elas. Você só pagará pelas aulas que frequentar.

Confiamos na qualidade do ensino de nossos professores.

Veja a programação dos cursos no Atelier Márcia Pompei
[ Topo ]