Molde de Borracha e Injeção de Cera para Fundição
Home ][ Cursos ][ Programação dos Cursos ]

 

Professor: Carlos Brito.

 

 

Não há necessidade de experiência anterior.  

  • Duração: 1 mês e meio - 6 aulas - 18 horas/aula  
     
  • Aulas com 3 horas de duração.   
     
  • O aluno pode optar entre várias turmas para fazer seu curso. Poderá vir uma vez por semana ou mais do que isso se preferir. Consulte a secretaria para saber em quais dias e horários acontece o curso de Molde e Injetora de Cera.

  • A Fundição por Cera Perdida é o processo que torna possível a produção em larga escala na joalheria além de proporcionar um custo mais baixo, mais acessível e competitivo. No entanto um dos grandes inimigos é a cópia desleal de peças. Esse curso tem como principal objetivo dificultar, ou até impedir, tal procedimento. Fazendo um molde de borracha e injetando a cera é possível enviar apenas peças em cera para a fundição. A peça em metal fica preservada com seu autor. Além disso elimina-se a necessidade de adquirir e manusear todos os equipamentos do processo de fundição (forno elétrico, espatuladora de gesso, descerador, injetora a vácuo etc), basta ter em sua oficina uma vulcanizadora para os moldes de borracha e uma injetora de cera. Problema resolvido!   

  • Programação: Preparo da borracha vulcanizada variando o grau de dificuldade - Abertura da borracha - Injeção da cera - Detalhes sobre espessuras no metal, contração da borracha, posionamento do gito entre outras informações fundamentais para o bom trabalho.
     
     
  • A Escola fornece os equipamentos necessários para o preparo dos exercícios em aula. O aluno deverá providenciar 2kg de borracha para seus exercícios. É interessante que traga peças em metal para reprodução nas borrachas pois se utilizar peças da escola ou do professor não poderá levar consigo a borracha, se trouxer peças suas ele leva a borracha consigo. Apostila que trata da técnica da Fundição Por Cera Perdida (assim como DVD) são vendidos separadamente aos interessados.
      
  • Certificado de Conclusão fornecido ao final do curso desde que cumprida a carga horária e aprovação do professor.

 

Obs. – Para esclarecer qualquer dúvida a qualquer momento, você poderá adquirir o curso em Apostila ilustrada e colorida, vídeo (DVD), com demonstrações passo a passo de toda a técnica de Fundição por Cera Perdida e outras informações.

 

Saiba mais sobre Fundição por Cera Perdida, clique aqui


Colocação da peça piloto na borracha

Vários tipos de abertura do molde

Injeção de cera no molde

 


As fotos não credenciadas a fotógrafo são do Atelier MP


Entre em contato com o Atelier Márcia Pompei - Matrículas e informações

 

   
[ Topo ]