Curso de Joalheria em Forja
Home ][ Cursos ][ Programação dos Cursos ]

 

Curso Básico

Professor: Wagner Livrari

  • Requisitos: Noções básicas de ourivesaria (fundição – laminação – solda – serra) 

  • Objetivos: Essa técnica tão antiga oferece a possibilidade de criar formas especiais, quase sempre livres de solda.
     
  • Programação: Etapas da deformação do metal de acordo com projetos pré-estabelecidos. Preparo do metal temperado em aula, elemento fundamental para cravações sob tensão, utilizadas na Forja. Essas cravações necessitam da dureza e “memória” do metal para que sejam realizáveis. A pedra é vista como uma continuidade do metal. Serão produzidas diversas peças, com e sem pedras. O aluno é livre para escolher a gema a ser utilizada no exercício, desde que seguida orientação do professor. [ Ver o programa detalhado do Curso de Joalheria em Forja ]

  • Técnicas: Forja clássica associada ao curvamento simples, solda de pino para brincos, até técnicas mais elaboradas como o desbaste escultural de peças inteiriças. Uso do metal temperado na cravação sob tensão em diferentes direções. Desbaste para encaixes de diferentes lapidações.
     
  • Material didático: Prata laminada em liga específica para confecção das peças, adquirida durante as aulas de acordo com a necessidade e vontade de cada aluno ou preparada pelo próprio aluno, fora do horário do curso. Cabe ao mesmo providenciar as pedras que pretenda usar em peças com cravações.
     
  • Aula: 1 por semana com duração de 3 horas.
     
  • Turmas: Máximo de 6 alunos por turma. 
    Os alunos caminham juntos nos exercícios e técnicas.
     
  • Horários: Consultar
     
  • Matrículas: Abertas durante todo o ano. Não cobramos taxa de matrícula.
     
  • Tempo de conclusão: 2 meses - 8 aulas
     
  • Certificado de Conclusão: Será fornecido ao aluno que tenha cumprido uma carga horária mínima de 90% e seus trabalhos tenham sido aprovados pelo professor.

Obs. – Para esclarecer qualquer dúvida a qualquer momento, você poderá adquirir a Apostila do Curso de Forja ilustrada e colorida, com demonstrações passo a passo das técnicas da forja e outras informações. 


 

Programa detalhado do Curso Básico de Forja

 

O programa consiste numa série de peças, com e sem pedras. Será trabalhado o metal com e sem têmpera.

 

Introdução: Apresentação da técnica, das ferramentas, metais que podem ser utilizados

 

  1. Técnicas: Forja clássica em brincos com metal não temperado – Acabamentos.

  2. Técnicas: Forja em peça curvada e sentidos opostos (serão duas peças com essa técnica, anel e brincos) - Curvatura de anel forjado – Ajustes do número do dedo.

  3. Técnicas: Forja em peça com ângulo – Deformação de peça forjada com alicates.

  4. Técnicas: Efeito de “torção” forjada nas extremidades.

  5. Técnicas: Preparo de metal temperado no ponto exato para fixação da pedra por tensão – Deformação de fio por martelo em gabarito – Desgastes com serra, limas e fresas para encaixe da pedra – Uso do alicate invertido na cravação.

  6. Técnicas: Metal temperado forjado nas extremidades – Deformação de metal temperado e forjado (curvatura de anel) – Acertos de curvatura de dedo, alinhamento etc - Desgaste acentuado e decorativo para fixação da pedra com uso de brocas, fresas e limas.

  7. Técnicas: Transpasse de metal forjado na mesma peça – Cravação em sentido longitudinal.

  8. Técnicas: Forja de quina – Curvatura de fio temperado em quina - Encaixe da pedra em um ponto de fio quadrado em quina e em outro ponto em chapa vazada.

[ Voltar ]


As fotos não credenciadas a fotógrafo são do Atelier MP


Entre em contato com o Atelier Márcia Pompei - Matrículas e informações

   
[ Topo ]