Tendências da Moda

Orientação para designers e joalheiros

Home ][ Índice ][ Agenda ][ Bibliografia ][ Exposições Atelier ][ Associações ][ Sites ]Matérias publicadas ]Notícias ]Cultura ]A Jóia ]

 

Outono / Inverno 2005

 

Cláudia Petrella e Márcia Pompei

Após analisar o ambiente de grandes eventos de moda, podemos prever o que vem por aí, para as próximas estações.

Cores
As cores estão mais suaves do que nunca, sempre diluídas numa aura de sonho. Um dos fortes estilos a reinar, o Romantismo, se encaixa muito bem a esse universo. São laços juntos com babados, rendas, transparências e flores delicadas. A meta é a inocência, a pureza. Parece que as borboletas e flores não vão sair dos anéis, pulseiras, gargantilhas e brincos tão já.

Gemas
As gemas coradas continuam em composições monocromáticas (ou não!!!). Podemos apostar nos verdes claros (prasiolita), nos rosas e roxos (turmalina, ametista, quartzo rosa), amarelos (citrino, safira e quartzo rutilado), o branco com sua gama "off white" (diamante, cristal, pedra da lua, ágata branca). Apesar da prevalência da suavidade, tons mais fortes e ousados também podem ser usados, o vermelho escuro (granada, rubi) e o azul (turquesa!!!) são exemplos.

Brincos
Enquanto as cores demonstram timidez, os brincos tendem ao contrário. Não passam despercebidos. Como estão longos, brilhantes e ofuscantes em orelhas do "Oscar" às vitrines da "FENINJER" de fevereiro de 2005! Normalmente os mais longos agradam às mais jovens. Eles podem ser rebuscados, com detalhes do barroco, ou mais simples, um ou dois fios, correntes ou lâminas, com pérolas ou briolets coloridos nas pontas.
Os brincos grudados às orelhas estarão em alta no inverno para serem usados com cachecóis, echarpes e peles, pois não enroscam.

Anéis
No entanto os brincos não festejam sozinhos, os anéis também estão grandes e mais coloridos.

Braceletes
Os braceletes não ficam para trás, são largos, com visual "poderoso". A recente onda de filmes épicos tem contribuído para isso: "Rei Arthur", "Alexandre o Grande", "O Gladiador", "Tróia", entre outros.

Broches
Os broches, quem diria... continuam em alta, principalmente no outono/inverno, como adornos em estolas e pelerines.

Grafismo
Outra tendência notada na Moda atual, o Grafismo se vale de losangos, xadrez, quadriculados que dão lugar também às listas e bolas. A convivência elegante do preto com o branco.

Folk
A cultura explode no Folk. Diversos países orientais desfilam com confecções das mais badaladas grifes. Os bordados e demais trabalhos manuais são o sonho de consumo da maioria das mulheres antenadas com a Moda. Tudo decorado com muita cor. Isso propicia o uso de materiais alternativos na Joalheria. Couro, madeira, sementes, fibras naturais, tudo é visto como elemento de composição da jóia.

Pérolas
Há coisas das quais não se pode esquecer quando se fala em jóia. A boa e antiga Pérola continua a brilhar no mundo fashion. Podemos vê-las em colares longos intercaladas com elos de metal ou simples fios de todos os comprimentos e tamanhos, usados em conjunto também com a correntes. O mágico anel de pérolas está sempre na moda, desde que seja uma "South Sea" ou "Tahiti".

Ouro
O ouro é outro desses elementos eternamente ligados ao mundo da Joalheria.
O amarelo está cada vez mais forte, no entanto o branco não se deixa abater, continua agradando às mais jovens e fica fantástico com peças mais "poderosas" com diamantes.
Grandes joalherias estão tentando inovar nas cores do ouro, como o rose (não é ouro rosa), azul, verde etc. e também variações através de banhos e pátinas.

Esporte Fashion
Após algum tempo de ensaio para brilhar, eis que chega o Esporte Fashion. Tendência essa totalmente sincronizada com nosso tempo, voltada para a natureza e a saúde.
Diversas pessoas já o adotaram, antes mesmo que pisasse as passarelas. Uma moda despojada, "limpa", que usa elementos do esporte associados ao mundo urbano. São números e listas que compartilham o mesmo espaço com tecidos sofisticados e bordados minuciosos.

Prata
A prata, comentário final porém não menos importante. Adormecida por longos anos, ressurgiu com força total e parece ter seu espaço garantido. Ela agrada muito desde que tenha design moderno e arrojado. Jóias em prata não querem lembrar jóias tradicionais ou bijuterias. Prata é prata. Tem sua identidade. Não é a jóia de quem não tem poder aquisitivo para o ouro. Tem sua própria linguagem e público garantido.


[ Topo da página ]