Home ][ Índice ][ Agenda ][ Bibliografia ][ Exposições Atelier ][ Associações ][ Sites ]Matérias publicadas ]Notícias ]Cultura ]A Jóia ]
Professora Maura Dias

Tendências


Tendências Outono- Inverno 2008

Vem aí uma estação absolutamente colorida, chique e feminina.  

 

Cores

Os tons invernais terão uma paleta mais animada. Cores vivas como amarelo, laranja, vermelho, turquesa, safira, quase uma extensão do verão, incluindo aí os ácidos e neons. As cores “alegres” virão junto aos cinzas (do prata ao chumbo), beges (do nude ao terra), púrpura (do roxo ao lavanda) e o branco, criando entre si combinações chiquérrimas !

Dica: Mescle os sóbrios com os “revolucionários”.

Como sempre o preto está num capítulo à parte, volta com toda a força num look total “Black” ou também fazendo combinações com as cores fortes. Seu caráter elegante e versátil continua sendo mantido.

Os metálicos chegam com bastante força, acredite no prata, bronze e dourado.  


Sandra Xavier

Padrões

  1. Xadrez – Esteve presente em grande parte dos desfiles sendo usado de várias formas e combinações (inclusive em tafetá), miúdo-grande, colorido-monocromático, discreto-abusado e também rebordado. Não importa, desde que seja xadrez!

  2. Listras - Coloridas, Ton sur ton, largas, estreitas, horizontais, verticais ou enviesadas. As listras também entram nesta estação com muita força, assim como o xadrez. Misture (com cuidado!) com florais ou xadrez, tomando a devida cautela para não cair no exagero.
    Em sua coleção Falsa Haten utilizou-as com maestria, em túnicas e vestidos paetizados obtendo um resultado especial.

  3. Florais - Num ar bastante primaveril as flores terão espaço garantido, sejam pequenas ou grandes, em várias cores ou estampadas em um único tom. Aparecem também bordadas e em estampas que imitam o ponto cruz.  


Patrícia Fonseca

Antonio de Bianchi

Ieda Seratti

Carlos Orfão

 

Estampas

Geométricas, primitivas, Cubismo, Art Déco, óticas e grafismos.  

 

Tecidos

Destaque para os materiais sintéticos (Nylon e Lycra) e tecnológicos (malhas plastificadas, encerados, látex sobre tela de algodão) apresentados no desfile da Osklen. 

Cetim - seda

Lurex - fios metalizados

Paetês

Veludos

Lãs

Peles

Malhas

Tafetás

Destaque especial para o couro em varias opções de texturas e acabamentos, na versão preto e colorido, tricô em pontos largos, pesados e o Tweed.  


Maria Teresa Magnani

 

Estilos

  1. Anos 70 – Novamente em cartaz.
    Vestidos longos e soltos – Sobreposições - Calças pantalonas – Texturas – Franjas – Camurças – Tricô – Maxipull - Coletes

  2. Country (certa ligação ao estilo anos 70) - com várias leituras dos estilistas.
    Franjas – Camisas - Peles e camurças – Xadrez – Aplicações – Bordados

  3. Masculino- Feminino
    Sempre presente nas coleções de qualquer estação. Quem optar por representar este estilo no inverno deverá ter em seu armário peças um pouco mais sóbrias e corte impecável.
    Calças pantalonas - cigarretes – Coletes – Tailleur - Camisa branca com grandes laços, substituindo a gravata (candidata ao hit do inverno) - Sobretudos e casaquetos quatro botões - Sapatos de amarrar e bicolores, com ou sem salto - Chapéu em feltro.

  4. Dark – Punk- Gótico – Medieval
    Em uma mistura destes quatro “movimentos”. Num visual Black total! (podendo mesclar com tons de cinza e prata).
    Misture peças opacas com brilho e texturas.
    Couro – vinil - Jaquetas de motoqueiro  - Tachas – ilhoses – Matelassê - Mini saia - Meias grossas - Tecidos tecnológicos - Cintos barrigueira – Botas – Correntaria - Caveiras e cruzes  


Patrícia Fonseca

 

Acessórios

Bolsa com franja-pele e couros texturizados

Carteira

Mochila

Pochete metalizada

Sapato de amarrar e bicolor

Bota country, baixa ou com salto

Bota sandália

Bota coturno

Galocha de borracha

Cachecol

Chapéu e boina

Luva

Cinto largo com grandes fivelas

   

Joalheria

A Joalheria começa a invadir o espaço dos acessórios. Fivelas em sapatos e bolsas ganham destaque mais do que especial. Começam a “sair” do mundo Bijoux para entrar nos metais preciosos e gemas naturais. Detalhes em roupas também cedem espaço a essa nova estrela do mundo fashion. Isso tudo sem mencionar o que está por baixo, a roupa íntima. Essa, já deu as mãos para os materiais nobres há algumas estações atrás e parece que não vai se afastar tão já desse novo “parceiro”.  


Maura Dias

 

Para saber mais dê uma olhada no link “Saiba o que está acontecendo” (na página inicial do Jóia e arte) no tópico “Impressões sobre a 46ª FENINJER” e leia a matéria completa de Márcia Pompei, sobre o que vai acontecer na joalheria para a estação.

Aproveitem em grande estilo ! 

Maura Dias

 


A coluna “Tendências”  acompanha os lançamentos das estações. 
Nesse intervalo Maura Dias apresenta flashs de Moda. Acompanhe!

 

[ Topo da página ]