[ Voltar ]Home ]

Matéria publicada no Site: www.joiabr.com.br

IDEOGRAMAS CHINESES
SÍMBOLOS DO BEM ESTAR

Márcia Pompei(*)





É bem provável que o ser humano nunca tenha estado tanto à procura de si mesmo como agora, com sede de explicações, de fórmulas mágicas, de um guia, um "Manual de Viver Bem sem Sofrimentos".

Os símbolos surgem em meio a esta necessidade, são elementos que compõem a "farmácia" para curar ou amenizar as mágoas e decepções do homem.

Segundo os Esotéricos um Símbolo pode ser uma figura, pintura, escritura, ser vivo, forma alegórica, emblema ou objeto ao qual se atribui uma significação convencional. É uma representação que oculta uma verdade subjacente interna, de ordem espiritual, mental ou moral.

Etimologicamente a palavra Símbolo vem do grego sumballein, que significa ligar, unir. Na Grécia antiga, quando dois amigos se separavam era costume quebrar ao meio um anel, um pequeno prato de argila ou uma moeda, quando os amigos voltavam a se encontrar deveriam apresentar a parte da peça que lhe cabia, para que se encaixassem e provassem que existia uma ligação entre aquelas duas pessoas, que eram as pessoas certas.

No Oriente e Ocidente o simbolismo é parte essencial da cultural, na área religiosa, filosófica, artística e também na científica.

A própria Psicologia tem um interesse muito grande pela simbologia. Essa ciência desenvolve constantes estudos nessa área; exemplos disso são as teorias da escola Gestalt ou afirmações de Carl Jung.

A Joalheria já foi "invadida" por diversas correntes simbólicas. Já penduramos Anjos e Bruxas em nossos pescoços, já desfilamos com Mandalas em nossas orelhas, Olhos Egípcios em nossos pulsos, e agora estamos vendo desfilar pelas vitrines os Ideogramas Chineses, mas esses nada mais são dos que descendentes do antigos Crucifixos, Estrelas de Davi, Budas, Agnus Dei, Signos do Zodíaco e Figas - antigos e conhecidos símbolos da arte joalheira.

Segundo o dicionário Ideograma significa: sinal que não exprime letra ou som, mas diretamente uma idéia, como os algarismos.

Os Ideogramas chineses se utilizam de letras para expressar uma idéia. Ao utilizá-los estamos atraindo seus significados, propiciando sua influência em nossas vidas.

Vamos conhecer agora alguns dos mais importantes ideogramas chineses


amigo


amor


beleza


compaixão


conquista


coragem


dinheiro


felicidade


fidelidade


ouro


prata


proteção


tranqüilidade


verdade


virtude


elegância



[ Índice ]

(*) Márcia Pompei - Designer de jóias e professora de joalheria e especializações
no Atelier Márcia Pompei

[ Topo da página ][ Voltar ]Home ]