Home ] Up ]
Matéria publicada no Site: www.joiabr.com.br


FÉ PRECIOSA




Márcia Pompei(*)




 

Diz o ditado popular: “A Fé move montanhas”.
Diz o dicionário: “Crença, confiança – Conjunto de dogmas e doutrina que constituem um culto”.

É provável que em poucas ocasiões o ser humano tenha estado tão ávido por fé quanto agora.
Mas afinal, o que é a Fé?

Não é por acaso que os rituais de Alta Magia afirmam: “Definir o que não se sabe é uma ignorância presunçosa; afirmar o que a gente ignora é mentir. Por isso, a Fé, a Esperança e a Caridade são três irmãs, de tal modo inseparáveis que se podem tomar umas pelas outras.”

O que a Vida e a História do homem nos mostra é que a Fé fortalece o espírito, ela opõe-se à Dúvida. Aquilo em que temos Fé não necessita de provas.

Tanto em Religiões quanto em linhas de Magia a Fé está presente, comprovando que o impossível pode tornar-se possível.
Apóstolos e Patriarcas realizaram feitos que estavam acima de sua condição humana.
Santos executaram milagres apoiados em sua Fé inabalável. E muito tempo depois da morte carnal promoveram conquistas em nome da Fé de quem os invocava.

As maravilhas da Magia são frutos da Imaginação abraçada pela Fé.

Buscamos cada vez mais a proximidade com o “Divino”, com o “elevado”. Precisamos nos proteger, queremos um “porto seguro” onde ancorar nossas dúvidas, medos e defeitos. Num mundo onde tudo fica cada vez melhor e perfeito com telas de plasma, microscópicas câmeras digitais, vídeo conferências e tudo mais, nos sentimos peixes fora d´água.

A Joalheria também tem sentido essa busca.

Há pouco tempo vimos o lançamento de um concurso nacional que visava escolher o design de uma nova coroa para “Nossa Senhora Aparecida”, padroeira do Brasil. Sua repercussão foi estrondosa.
Reflexo ou não desse acontecimento, vemos hoje, em belas vitrines, jóias que trazem a imagem DELA.
É impressionante o destaque da Mãe de Jesus em várias classes da nossa cultura. O lado feminino do Divino aflorando.

Olhando além do nosso país podemos constatar o sucesso adquirido por Dan Brown com “O Código Da Vinci”. O curioso tema do livro envolve outra Maria, a Madalena. Polêmica? Imaginação? Seja como for, repercutiu em todo o mundo.

Ainda no que se refere à crença católica, encontramos terços transformados em colares nos colos de grandes atrizes e modelos assim como escapulários. Imagens de vários santos decorando pulseiras. O nome Jesus contornando dedos. Relicários adornando colos. Anéis que são terços (do rosário) e até mesmo crucifixos.

Mas não pára por aí: podemos encontrar símbolos sagrados de diversas crenças e religiões elaborados em metais nobres e pedras preciosas. São mantras ou pequenos trechos de frases do Alcorão gravadas em anéis; anjos; mandalas ou mesmo pentáculos de bruxas; amuletos e talismãs.

Aqueles que não se contentam com essas belas peças chegam a marcar a pele, definitivamente, com tatuagens que trazem os símbolos e frases da Fé em suas mais diversas e ricas ramificações.

Enfim, quando o mundo real e terreno não fornece soluções para nossas dúvidas e amparo para nosso desânimo há sempre um caminho aberto e acessível. Embora tão “inexplicável”, é sempre alento e esperança.

O que importa, ao final das contas, é a Fé. Aquilo em que se crê. Aquilo em que se deposita a esperança. Aquilo em que se entrega o corpo e a alma. Use, ouse, acredite!

Bibliografia

Dicionário de Magia e Esoterismo
Nevill Drury - Editora Pensamento

Enciclopédia de Conhecimentos Esotéricos
Alfredo Nieva - Editora Professor Francisco Valdomiro Lorenz


[ Índice ]

 

(*) Márcia Pompei - Designer de jóias e professora de joalharia e especializações
no Atelier Márcia Pompei. É formada em Propaganda e Publicidade e atua no ramo desde 1990. Estudou com grandes mestres da Joalheria brasileira. Participou de exposições dentro e fora do país. Desenvolve uma linha de material didático abordando diversas áreas da Joalheria.
mapompei@joia-e-arte.com.br
[ Topo da página ][ Voltar ]Home ]