Home ] [ Up ] [ A Jóia no Sec. XXI ]
Professora Márcia Pompei
 

A Jóia no Nosso Tempo  


Design, design meu!!!

Design, palavra “mágica”  que hoje “pipoca” de todos os cantos. Revistas nas salas de espera de consultórios, desfiles chiques na TV, páginas da Internet, anúncios de Faculdades e tantos mais...

Muitos acreditam que o design surgiu para suprir a necessidade de prazer pelas obras de arte, tão inacessíveis à maioria dos mortais.

Um anel, um brinco, um colar, até mesmo um pingente de celular pode ser muito mais que uma peça de adorno. Ela agrega valores particulares. É uma obra de arte ambulante!

Algo melhor do que isso? Aproximar a arte do ser humano? Tirá-la dos museus, dos catálogos luxuosos, das lojas de antigüidades?

Mas é preciso muita atenção. Assim como as obras de arte dos grandes mestres, as jóias também têm seus “mestres autores”.

Um Designer de Jóias deve reunir muitas qualidades, deve atender inúmeros requisitos que não são conseguidos do dia para a noite. É preciso estudo, dedicação, pesquisa e um trabalho árduo, muito árduo, porém, mais do que prazeroso, ainda mais quando se vê a reação das pessoas àquela peça que percorreu tantos “universos” até estar ali brilhando no dedo de alguém.

Um bom designer de jóias é aquele que alia: anatomia, materiais adequados, estilo do público alvo (o cliente), custo acessível a esse público - tudo isso embalado com estética. Parece frio demais! Confesso, parece mesmo. Mas um profissional qualificado não se baseia apenas em inspiração para criar, por isso não é tão fácil quanto parece.

Nada impede que se crie livremente seguindo seu estilo, gosto, tendência e inspiração, mas esse é um luxo a que poucos podem se dar, pelo menos os que têm o Design de Jóias como uma profissão.

Além de tudo isso ainda há a “releitura” (quem será que inventou esse rótulo???). Fico boquiaberta ao ver quantas releituras existem de um Botero (por exemplo)...... quanta gente caminhando à sombra desse artista. As jóias não fogem desse padrão. Muitas peças surgem “inspiradas” (melhor usar esse termo...) em outras.

Por isso, ao admirar uma jóia, saiba que ela percorreu um longo caminho até chegar àquela linda vitrine.

 

[ Cursos de Joalheria ]

[ Designer Márcia Pompei ]

 

[ Topo da página ] Home ] Up ] A Jóia no Sec. XXI ]