Home ] Up ]

Professor Antonio Alonso Moreno
 

Universo da Jóia


O Anel Através dos Tempos

Acredita-se que o Anel, ou um objeto que se possa chamar assim, tenha aparecido pela primeira vez com o homem das cavernas ou homem pré-histórico, como objeto de adorno.

Era feito de palha, couro ou fibras.

Outros materiais foram sendo descobertos e utilizados através dos tempos.

A primeira forma de anel metálico conhecida foi a de um simples arco de arame.

Com a descoberta dos metais e a evolução do homem o anel foi agregando em sua forma chapas planas e fios em espirais.

Acredita-se que os primeiros anéis assim feitos eram de origem oriental. Os mais conhecidos vêm do Oriente Médio.

No decorrer dos tempos o metal empregado para sua confecção mudava constantemente - do ferro ao bronze, cobre, prata e até ouro.

Reinados, crenças e religiões modificavam materiais, usos e formas.

Estas peças eram usadas com diversas finalidades: reverência, amuleto, sinal de compromisso, proteção, realeza, simbologia eclesiástica, austeridade e poder.

Apesar de tudo isso, desde a Antiguidade até os tempos modernos, sua força estética e seu simbolismo fazem com que o anel seja usado por pessoas das mais variadas classes sócio-econômicas, religiosas e culturais.


Joalheria de Autor

A Jóia de Autor vem se tornando uma forma de expressão artística como qualquer outra arte. Cada vez mais as Galerias de Arte e até Museus acrescentam em seus acervos jóias exclusivas, criadas e executadas por artistas joalheiros. 

Artistas, na maioria das vezes, anônimos  ao público, criando e executando suas obras, tentando a colocação de seu trabalho dentro da indústria brasileira.

Muitas vezes estes artistas mudam conceitos e valores tradicionais deste antigo ofício, trabalhando com diferentes materiais, mudando o "design" tradicional para um "design" mais arrojado, misturando metais preciosos com madeira, ferro, borracha, papel, sementes etc., sem que a peça perca a valiosidade do princípio de ser uma jóia, fujindo assim
do normal, do comum, do tradicional desenho.

A Joalheria Contemporânea de Autor permite estas misturas, alia antigas técnicas a novos materiais sem tirar a função original de uma jóia que é o adorno, dando um carater mais pessoal e original ao trabalho.

E porque não misturar materiais novos e diferentes, agregando valor às obras de joalheria ?

O Autor de Jóias tem esta liberdade que permite, com uma bela estética e bom gosto, criar e viabilizar a execução de uma obra com variados materiais e técnicas.

 


Anel em prata e madeira
Antonio Moreno


Anel em prata e madeira
Maura Dias


Anel com Jarina (semente)
Maura Dias

 


Brincos com sementes
Antonio Moreno

Márcia Pompei
Anel com concha
Márcia Pompei






Aplicação de Cerâmica
Érika Sasaki

Aplicação de renda
Érika Sasaki

Anel em prata e ferro
Antônio Moreno

 
[ Topo da página ] Home ] Up ]