Aljoias 2010
Home ]Agenda ][ Alunos finalistas em concursos ][ Exposições Atelier ][ Cultura ][ Matérias publicadas ]

 

A edição 2010 da ALJOIAS - Feira Internacional de Joias Folheadas, Brutos, Máquinas, Insumos e Serviços - aconteceu na cidade de Limeira, SP, entre os dias 24 e 28 de agosto.

Quem esteve lá pôde comprovar as novidades vindas de diversas áreas.

Além das tradicionais empresas limeirenses, também estiveram presentes expositores de outros estados.

Cada vez mais, esse importante pólo é reconhecido por seu investimento em propostas e projetos que priorizam a consciência ambiental, tanto em tecnologia quanto no mercado externo.

2º Prêmio ALJ Design
A valorização do design foi intensificada pela mostra de peças desenvolvidas para o segundo ano do Prêmio ALJ Design. O concurso nasceu da intenção em aproximar a indústria do designer. Muita criatividade e materiais alternativos. Parabéns aos participantes!

Destaque:

Empresárias Exportadoras” é o núcleo lançado em Limeira com apoio da Deputada Federal Aline Corrêa. Ramificação do projeto “Economia Criativa”, também da deputada Aline Corrêa, já conta com R$ 300 mil arrecadados sob sua tutela. Um grupo com mais de 20 mulheres do setor de joias, folheados e bijuterias vai receber aulas de idiomas e técnicas de comercialização. E elas já tem eventos agendados: Feira de Guadalajara no México; Feira JIS Show nos Estados Unidos e Bisutex na Espanha.

Ferlon Folheados. - Foto: Create Brasil

WDF Semijoias - Foto: Prática

Tendências percebidas nessa edição:

  • Eclética - presença de peças delicadas e também grandes
  • Zircônias e gemas naturais
  • Escapulários diversos
  • Colares volumosos
  • Alegre colorido com materiais alternativos
  • Aumento da variedade de acessórios para os homens

Novidades:

  • Máquina de limpeza iônica da MLI/GLD que promove limpeza rápida e prática em peças ouro, prata e folheado, com ou sem gemas e resina. É portátil e de fácil instalação.

  • Solda para Alumínio – pra quem já se ligou nessa nova e forte tendência.


GLD Máquinas Industriais.


Alutin - Solda para Alumínio


Dica:

Passando por lá não deixe de visitar o Museu da Joia de Limeira. Inaugurado em julho de 2009 o museu ocupa um prédio de dois andares. Lá estão peças produzidas pelas indústrias de Limeira, joias usadas por atrizes em importantes novelas nacionais, trabalhos de designers limeirenses relacionados aos pontos turísticos da cidade entre outros.


Foto: divulgação

Silvia Machado é bióloga e pós-graduada em Biomedicina. Hoje atua na área da Joalheria como Autora e Designer de Joias. É professora dos cursos Design de Joias; Formação de Preço no mercado de Joias e Mercadologia em Joalheria no Atelier Márcia Pompei.  Além disso é sócia-proprietária da Fraktal – empresa especializada no desenvolvimento de projetos, modelagem 3D e prototipagem de joias a partir de temas solicitados, com suporte técnico, orientação sobre melhor custo-benefício e acompanhamento de tendências.


Fale com o Atelier Márcia Pompei

[ Topo ]Home ]