Notícias - Feninjer
Home ][ Exposições Atelier ][ Notícias ]

 

Impressões sobre a 52a. FENINJER -

De 09 a 12 de fevereiro de 2011 com sede em São Paulo – capital.
Local: Transamérica Expo Center.
Tema: Marca com DNA de Sucesso.

 

 

As palestras do evento:

  • 09/02 – 4ª.feira - 09h30
    O atendimento de sua loja condiz com os valores de sua marca?
    Palestrante: Miguel Sauan, professor da ESPM e membro do Conselho do Citiprevi; foi diretor de ouvidoria do Citibank, vice-presidente de qualidade da Credicard e diretor executivo de clientes corporativos da Orbitall.


  • 10/02 – 5ª.feira - 09h30
    Estratégias para o reposicionamento de marcas
    Palestrante: Patricia Sant'Anna, consultora e pesquisadora sênior de tendências de moda e consumo para os setores de moda, design, joias e beleza; leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em moda e design de joias na Anhembi Morumbi e na ESAMC.


  • 10/02 – 5ª.feira - 11h
    Nova tabela comemorativa de bodas para o Brasil
    Palestrante: Fernando Cortés, sócio-proprietário da Attempore Consultoria, empresa especializada em treinamentos e capacitação de equipes de venda; é palestrante de diversos programas para o setor joalheiro, como o Mais Varejo, do IBGM.


  • 11/02 – 6ª.feira - 09h30
    Os Pilares para uma marca valiosa
    Palestrante: Eduardo Tomiya, diretor da BrandAnalytics e sênior vice-presidente da Millward Brown Optimor; professor de pós-graduação em cursos da FGV e FAAP; autor do livro "Gestão do Valor da Marca – Brand Value Management: como criar e gerenciar marcas valiosas".


  • 12/02 – sábado - 09h30
    Cliente Oculto: a vivência da marca sob o prisma do consumidor
    Palestrante: José Worcman, sócio e diretor da OnYou, formado em Hospitality Managment pela Florida International University em Miami; atuou como manager trainee para a rede de hotéis de luxo Mandarin Oriental e foi gestor de marketing da Rede Hilton.

Eventos dentro do Evento

  • Foram apresentados os trabalhos dos finalistas do Prêmio Auditions 2010 cujo tema foiSincronicidade – valores humanos através dos tempos”.

A vencedora da categoria Revelação, Thayane Carvalho da Silva, apresentou o espaço e alguns trabalhos. Parabéns a todos.

Peça “Cardume” de Thayane Carvalho da Silva
Imagem: divulgação Auditions 2010

  • Novo participante: Fashion Spot. Nesse espaço brilham os mais conceituados nomes da Moda em Acessórios, belamente organizados por Anita Gallo. A intenção é aproximar ainda mais a Moda da Joalheria, apresentando a cartela de cores para a próxima temporada. Ela evoca o universo Barroco, com tons mais sóbrios, e também o Rococó com tons mais “acinzentados” e claros. É a Moda interferindo e enriquecendo ainda mais a Joalheria.

A consultora Regina Machado, aponta como tendência um estilo “Lady Like”, feminino porém austero e poderoso. As cores são sutis, mescladas de romantismo e poesia. Rosas, Bordeaux, Verdes, Azuis e Lilases.
Andréa Mader – Belatriz - Caleidoscópio – Camaleoa – Camila Klein - Claudia Arbex – Claudia Marisguia – Consuelo de Sá - Gabriela Pires – Gio Bernardes – Hector Albertazzi – Gioielli di Fantasia – Hefestos Design – Heliana Lages – Korpusnus – Le Sis – Marre Infinito - Mary Design – Metally Bijoux – Monica Di Creddo – MT Jobim – Oro Semi Joia - Rebeca Ficinski – Renata Alt – S&B Acessórios – Stirpe – T.Arrigoni & Asekebas – Trois Design são os expositores.

Destaque para os lindos trabalhos em fibras naturais da Mary Design de Belo Horizonte – MG. E também para os braceletes de couro e pedras naturais da também mineira Camaleoa, marca em destaque graças ao talento de Erika Marent.
Mary Design – Imagem: divulgação

Camaleoa – Bracelete Monarca – Imagem: divulgação
  • O portal InfoJoia em parceria com a Revista Joia & Cia promoveram o “Batismo Digital”. A intenção é alertar sobre os benefícios e também infortúnios que os “novos” canais de comunicação podem trazer para o setor joalheiro. Segundo os organizadores do evento: “Não basta mais ter e-mail e website para fazer parte do mundo digital, é preciso interagir, deixar claros opiniões e valores da empresa e, com isso, aumentar o volume de negócios, trazendo o cliente para mais perto do seu produto. Como grande parte dos profissionais do setor joalheiro não está habituada às ferramentas da internet, que evoluíram vertiginosamente nos últimos anos, a intenção do Batismo Digital é dar suporte para que eles possam adentrar esse mundo, usufruindo dos seus benefícios e gerando novos negócios.” Foram apresentadas ferramentas para utilizar adequadamente o famoso Facebook entre tantas outras informações imprescindíveis nos dias de hoje. Maiores informações acesse: http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_9611


Você Sabia???
- A FENINJER cresceu. 12 mil m² para 150 expositores.

- Tabela de Bodas
Desde a 49ª. FENINJER, em 2009, o setor joalheiro sente a necessidade de mudança da tabela que contava com materiais não convencionais. A atual tabela conta apenas com pedras preciosas (são 70) e metais nobres.
Confira na página www.joia-e-arte.com.br/voce.htm#Casamento2  como ficou a Nova Tabela de Bodas de Casamento (em vigor a partir de 01/01/2011) e todos os detalhes da proposta.

- Estrelas do Bem
A união da AJESP (Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo) e o Retiro dos Artistas gerou a campanha sócio-cultural intitulada “Estrelas do Bem”, em homenagem aos artistas brasileiros. Trata-se de um pingente em ouro 18k em formato de estrela e diamante de 0,01ct, desenvolvido pela designer Heloisa Azevedo. O pingente representa o artista e sua platéia. A peça está disponível em diversas joalherias do Brasil a um custo de R$ 549,00 e 100% do lucro será destinado ao Retiro (veja onde ele pode ser comprado no site www.estrelasdobem.com). 70 artistas cederam suas imagens para promover o pingente e a campanha. O lounge com a apresentação da campanha foi visitado por inúmeros visitantes que apreciavam as imagens dos famosos artistas usando a camiseta e o pingente.



Pingente da Campanha “Estrelas do Bem”
Imagem: divulgação



Pra notar e anotar...

Ouro amarelo liderando. O rosa e o branco aparecem um pouco.

Ródio negro aparecendo cada vez mais. É uma das estrelas da festa inovando com pedras coloridas, também. (Kimberli – Gênesis – Benne Fatto)

Aos montes: Caveiras – Anjos – Crucifixos - Mão de Fátima – Cobra – Pomba - Borboleta. (Mundos – DiRoma – Art´Lev – Chris Bove)

 


Anel “Meteoro” – Benne Fatto
ouro, citrino e diamantes negros
Imagem: divulgação


Pingente Coração – Gênesis
ouro e rubis birmaneses
Imagem: divulgação


Linha “Angel” – Seven Metais
Imagem: divulgação

Aliás a linha Mística está muito forte nessa FENINJER. A imagem de Nossa Senhora está em vários stands, coberta por pedras pequenas ou só em metal. Nossa Senhora Aparecida aparece coberta por uma “portinha” vazada, em anel ou pingente na DRW. Também nesse stand Ela é colocada ao centro de majestosas mandalas. Já na Art´Lev ela vem com um terço nas mãos.

As Bocas também marcaram presença. Cobertas por pavês com pedras vermelhas e ródio negro ou apenas em metal, bem simples, mas sempre entreabertas. (DRW – Chris Bove)

Extremamente alegre o stand da Murano by Alan K. Peças em prata 925 com aplicação de Millefiori encantadores.

 


Pingente linha “Relicário” – DRW
Imagem: divulgação

Pingente em prata e murano – Murano by Alan K. – Imagem: divulgação

Calotas usadas em côncavo e convexo. Em ouro amarelo e branco, com ou sem textura. (Alvorada – Costantini).

Muitas peças com um ar “medieval”, cor negra no metal, gemas coloridas em cabochões e algumas facetadas.

Os esmaltados despontam em várias vitrines. Desde berloques para pulseiras (inclusive para crianças) até anéis e pingentes (Mirandouro). Olhos atentos!


Coleção “Goa” em ouro e gema crisocola
Alvorada – designer: Ana Nervis
Imagem: divulgação

Pulseira em ouro com berloques esmaltados – Mirandouro
Imagem: divulgação

Os braceletes de correntes com elos enormes já não dominam o cenário, mas ainda aparecem (Mirandouro). Destaque para sua releitura na Benne Fatto com elos enormes e coloridos, recorbertos por pavê, cada um usando uma cor de pedra.

Muito Pavê, em ouro branco e negro, com pedras brancas, negras, vermelhas e até mesmo outras cores. (Gênesis – Kimberli – DRW - Mirandouro - Danielle Metais – Bazel Preziose – De L’amour – FR Hueb)

No campo das texturas destaque para o rendado. Muitas joias imitando rendas, algumas numa reprodução perfeita, outras num estilo mais clean. (Costantini – Manoel Bernardes).

Belíssimas as peças em esmalte da Guilherme Duque, com um toque retrô, muito elegante e de extremo bom gosto. Pena não ter conseguido imagens para compartilhar aqui com vocês.

Sagrado Coração e grandes rosas vermelhas repletos de pedrinhas em pavê da DRW.


Brincos em ouro e diamantes
De L’amour – Imagem: divulgação

Anel em ouro cravejado com Gold Dust e pérola South Sea
FR Hueb - Imagem: divulgação

Anel em ouro da Costantini – Imagem: divulgação
Bom gosto e simplicidade nas peças que lembram cabos de aço, em ouro amarelo, da GoldBacker.

As crianças também têm espaço. Graciosos os pingentes inspirados nos tão desejados cupcakes, da linha “My Line” da Lengler. A Katz também traz peças delicadas que combinam com os pequenos (e conquistam as mamães).

Correntes em “chuveiros” nos brincos da Gênesis, mescladas em duas cores, um efeito muito interessante e novo na joalheria.

Peça inovadora: pingente que é um frasco de perfume, da Forum Romano.

E o artesanato está com tudo. Crochê com fios de ouro, chamou a atenção em alguns stands, adornando anéis, brincos e pingentes, com ou sem pedras. (GoldBacker)


Anel em ouro – GoldBacker
Imagem: Divulgação

Brincos em ouro – GoldBacker
Imagem: divulgação



O Pavão é um dos temas “fortes” da Gênesis, mas também pude ver São Jorge marcando presença.

Falando na Gênesis, preste atenção nas cores da linha “Eclipse”.

Falando em Cor: de uma forma geral pouco colorido (será por causa do Inverno?), mas quando presente em tons mais suaves como o rosa, lilás.

 
Brincos em ouro e gemas da Deri
Imagem: divulgação

Exceção para as magníficas esmeraldas da Benne Fatto, num verde marcante e inesquecível como a própria Angelina Jolie (lembrança de Maura Dias).

 
Conjunto em esmeraldas da Benne Fatto
Imagem: divulgação

Pingente da Gênesis – “Le Paon”
Imagem: divulgação

Pingente “Avis Raras” linha “Eclipse” da Gênesis
imagem: reprodução

Pingente Elefante linha “Eclipse” da Gênesis – imagem: reprodução

Pingente Peixe linha “Eclipse” da Gênesis
imagem: reprodução

Anel “Les Bulles” linha “Eclipse” da Gênesis
imagem: reprodução  

Anel em ouro, amazonita branca e diamantes marrons Forum Romano by Dirce Zamora
Imagem: divulgação

Técnicas antigas como o Filigrana parecem “renascer das cinzas”. Além da Márcia Mor (forte difusora da técnica) outros expositores trazem peças trabalhadas nos delicados fios que formam figuras. A Granulação também aparece (Alvorada).

Senti falta de pérolas nas vitrines.

O stand da Biwa estava “a mil”. Muito visitado e apreciado. Parabéns ao sr. Paulo Chen e toda a equipe Biwa. Destaque para peças de Guilherme Miyaque.


Indo embora...
- Algemas em correntes de pescoço.
- Cartinhas com mensagem também no pescoço.

Elogios
Para o pessoal do stand “Novos Talentos da PUC-RIO”.Além de talentosos extremamente simpáticos.

Andréa Amorim apresentou suas peças compostas por telas e tinta óleo, numa proposta inovadora e atraente.  

Iriana Tortori encantou com seus acrílicos coloridos compondo legumes divertidos.

Marcia Navi explorou as formas de massas como o macarrão gravatinha.


Pingente em prata com bastidor
de tela com pintura a óleo
Andréa Amorim
Imagem: divulgação da designer

Brincos em prata com bastidor de tela
com pintura a óleo – Andréa Amorim
Imagem: divulgação da designer

Patrícia Falabella expôs o anel “Rocinha”, ouro e crisoprázio. O metal negro recortado representa a favela  da Rocinha em volta do morro (pedra verde, crisopázio) e abraçando tudo o ouro do luxo representando as casas luxuosas de São Conrado.

Também presentes Valéria Nunes com um estilo mais tradicional e Gianfranco Cacciola com seus ângulos retos e sucintos.

Parabéns a essa moçada.
Guardem esses nomes!!!

 


Anel “Rocinha” - Patrícia Falabella
Imagem: divulgação da autora

Brincos inpirados em trabalho de Mondrian
Ouro e quartzo negro - Patrícia Falabella
Imagem: divulgação da autora

E a prata?
Camafeus na Vijaya.
Madeiras na Tustare de Guida Pels.

 

Gostei muito!

  • Da coleção KEO da Denoir. O efeito visual das linhas em ródio negro, os encaixes de lâminas desenhadas milimetricamente, muito bonito e bem empregado. Parabéns à designer Raquel.

  • Das peças que parecem ter pedras mas não tem... da Manoel Bernardes. As chapas de ouro amarelo imitam o fundo de gemas facetadas. Quem olha a peça por cima pode jurar que tem uma pedra amarela lá, tolo engano. Pulo do gato!

Vi brilhando:
- Nossa querida amiga e ex aluna Adriana Rizzo. Agora ela é designer de jóias da conceituada Danielle Metais. Bonita e simpática como sempre. Parabéns Drica, estamos torcendo sempre por você.
O anel visto aqui é de sua autoria, e está fazendo o maior sucesso.

Não posso deixar de elogiar a postura da Stile Metais com seu material de divulgação perfeitamente sintonizado com a proposta ecológica. Sacola em tecido natural e uma muda de ipê. E não é de hoje, não é modismo, é vontade de fazer, de mudar, de ajudar a enxergar que precisamos “abrir os olhos” para a realidade que construímos ao longo dos tempos. Parabéns.


Anéis em ouro em 3 tonalidades – Danielle Metais – Imagem: divulgação

Anel em ouro da Stile
Coleção “Contornos” –
imagem: divulgação

Agradecimentos
À recepção calorosa e especial de Keila Redondo, Nereida, Jane Gama e toda a equipe do InfoJoia. Meninas brilhantes!
Muito bom ter a companhia da professora Maura Dias e dos amigos João Carlos Pereira Neto e André Vicentin durante a visita à feira.

Espero ter ajudado! Até a próxima, em agosto de 2011.
 
Márcia Pompei – 14/02/2011.

Atenção: se você quiser utilizar esse texto (parcial ou totalmente) nós o autorizamos desde que nos sejam dados os devidos créditos. Queira anotar no final da matéria: nome da autora (Márcia Pompei) e site de origem (www.joia-e-arte.com.br). É um prazer poder compartilhar informações que enriqueçam o conhecimento de todos e valorizem a Joalheria brasileira.
Mais informações sobre a 52ª. FENINJER no www.infojoia.com.br

Conheça a origem da FENINJER

 


Entre em contato com o Atelier Márcia Pompei

[ Topo ]Home ]